Jovem tem prisão decretada em audiência de custódia enquanto estava em entubado na BA; família contesta decisão
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Família afirma que jovem baleado por PM é inocente
Um jovem de 18 anos baleado por policiais militares após fugir de uma abordagem em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, teve a prisão convertida para preventiva em uma audiência de custódia que aconteceu com ele em coma. Nesta quinta-feira (23), em entrevista à TV Bahia, a família do rapaz contesta a versão da polícia, afirmando que ele é inocente e que não teve a chance de se defender das acusações.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Segundo informações dos familiares de Mateus Silva de Araújo, o jovem trabalhava como entregador em uma distribuidora e usava uma moto emprestada da empresa para trabalhar. Ele não tem Carteira de Habilitação, mas trabalhava na noite da última terça-feira (14), quando resolveu parar em um bar de Dias D'Ávila.
Após sair do local, ele relata que foi perseguido pelos policiais, que atiraram contra ele. O rapaz foi atingido na barriga e na perna. Devido aos ferimentos, o jovem precisou passar por cirurgia e perdeu a perna. Os procedimentos médicos aconteceram no Hospital Geral de Camaçari, para onde ele foi levado.
Jovem tem prisão decretada em audiência de custódia enquanto estava em coma na BA; família contesta decisão
Reprodução/TV Bahia
Mesmo após receber atendimento médico, a família do rapaz não pode ficar com ele, uma vez que ele estava à disposição da Justiça. Conforme a TV Bahia, a Polícia Militar (PM) afirmou que além de fugir da abordagem, o jovem teria atirado contra os agentes de segurança, que revidaram. Ao contrário do que diz a PM, o jovem alega que não estava armado.
"Eu disse: 'você estava com o quê meu filho?'. E ele disse: 'mãe, eu só estava com meu celular e o dinheiro, a senhora sabe que eu não ando com arma'", relatou a mãe dele.
Família descobriu que prisão do jovem havia sido decretada ao buscar delegacia
Família alega que jovem baleado por PM na Região Metropolitana é inocente
Ainda conforme o relato da família, nenhum defensor público ou advogado foi acionado durante o início do tratamento do jovem. Após esse período, os familiares buscaram a delegacia e foram surpreendidos com a informação de que a audiência de custódia de Mateus já havia acontecido, mesmo com ele entubado no hospital.
"Não tínhamos conhecimento, porque eu vim para o hospital com ele aí quando eu cheguei aqui mandaram que eu procurasse um advogado. Fomos na delegacia na sexta-feira [17], quando descobrimos que já havia batido a audiência de custódia do meu filho sem ele ser ouvido. Ele não teve oportunidade de se defender", desabafou a mãe.
Diante da determinação da prisão preventiva, assim que se recuperar dos ferimentos, Mateus será encaminhado para a prisão. O jovem está algemado à maca do hospital, enquanto ainda não se recuperou completamente.
Para evitar o encarceramento do jovem, a advogada da família entrou com um pedido de Habeas Corpus, a fim de conseguir que o rapaz respondesse em liberdade. Apesar disso, a Justiça negou a liminar apresentada pela família.
LEIA MAIS:
Inmet emite alerta de chuvas intensas e acumulado de chuva para mais de 300 cidades baianas
Fortes chuvas causam alagamentos, queda de árvores, destelhamento e deslizamentos em Salvador
Homem é morto a tiros e outro fica ferido em ataque dentro de loja de produtos agrícolas na Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻