Primeira obra póstuma do escritor Fernando Canto será lançada durante evento em Macapá
27/07/2025
(Foto: Reprodução) Fernando morreu em outubro de 2024, aos 70 anos
Albenir Sousa/Arquivo Secom GEA
No próximo dia 30 de julho ocorre o lançamento da primeira obra póstuma do escritor Fernando Canto. O livro intitulado “Um pouco além do arquipélago, onde acho que Deus mora” retrata os traços da Amazônia e da espiritualidade. A programação é organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em homenagem ao Dia Nacional do Escritor.
Fernando morreu em outubro de 2024. O escritor, de 70 anos, estava internado há alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Macapá após ter piorado durante o tratamento contra dois cânceres.
Em sua primeira obra póstuma, Fernando usa o lirismo de seus versos para conduzir o leitor entre a vida cotidiana da Amazônia e a espiritualidade que esses lugares carregam.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
O autor é conhecido por ser um entusiasta das características da região norte. Sônia Canto, viúva do autor, destaca que o livro guia o leitor para um "arquipélago de emoções.”
“Um pouco além do arquipélago onde acho que Deus mora é um convite à reflexão, uma jornada para além do visível, uma busca por um lugar de transcendência e paz. Fernando nos guia por um "arquipélago de emoções", onde o divino se revela no cotidiano, na natureza amazônica, nas pequenas e grandes indagações da existência. Ele tinha a rara capacidade de transformar o regional em universal, de elevar a alma através de sua escrita profunda e sensível”, disse Sônia.
Sônia foi a responsável pela organização e revisora do projeto gráfico do livro. Segundo ela, em cada parte do processo, de alguma forma, Fernando estava presente.
“Este lançamento não é apenas a celebração de um livro, mas a reafirmação de um legado. Fernando Canto nos deixou um tesouro inestimável, e esta obra é a prova viva de sua paixão pelas Letras e de sua imensa contribuição para a literatura brasileira, em especial a amapaense”, relembrou a viúva.
A obra conta com prosas poéticas, contos, crônicas e poemas que misturam espiritualidade e memória.
Durante o evento, será apresentado ainda as obras de 22 autores amapaenses.
Um pouco além do arquipélago, onde acho que Deus mora
Divulgação
Serviço
Lançamento livro “Um pouco além do arquipélago, onde acho que Deus mora”
Data: quarta-feira (30)
Horário: 19h
Local: salão de Festas Maison Nuance
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: